Cúpula da Amazônia é oportunidade para novos paradigmas sustentáveis, diz Marina Silva

Ministra participou do último dia dos Diálogos Amazônicos ao lado de outras autoridades climáticas da região.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima foi anfitrião neste domingo (6/8) de uma plenária no último dia dos Diálogos Amazônicos, evento que reuniu em Belém (PA) representantes de governos pan-amazônicos e da sociedade civil para discutir os problemas e soluções para a maior floresta tropical do planeta antes da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9. Em seu discurso, a ministra Marina Silva defendeu que é momento de pensar coletivamente em novos paradigmas para promover o desenvolvimento sustentável da região.

https://www.gov.br/mma/pt-br/cupula-da-amazonia-e-oportunidade-para-pensar-em-novos-paradigmas-sustentaveis-diz-marina-1

Fonte: MMA (2023)

Canhões são encontrados em obras no centro de Salvador (BA)

Projeto de urbanização e arquitetura da Rua da Conceição da Praia e Praça Irmãos Pereira revelou achados.

Um sítio arqueológico foi identificado durante obras na região da Cidade Baixa, em Salvador (BA). No local foram encontradas duas peças de artilharia que estavam soterradas e voltadas para o mar. Os objetos serão encaminhados para ações de curadoria e acondicionamento adequado em uma instituição de guarda que acompanhou a pesquisa arqueológica. 

Após análises preliminares, acredita-se que os canhões sejam datados entre os séculos XVII e XVIII e compunham a linha de defesa da cidade de Salvador. As obras onde os objetos foram identificados são executadas pelo poder público municipal visando a requalificação da região da Conceição da Praia e Praça Irmãos Pereira. A área contém espessa camada de aterro, podendo atingir até 3,5 metros de profundidade. 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA) tem acompanhado e fiscalizado a correta preservação dos vestígios encontrados. É responsabilidade do Instituto fiscalizar obras e assegurar que as pesquisas arqueológicas sejam devidamente realizadas. 

“Os achados são uma evidência material respaldada em iconografia da época, que materializa referências históricas da primeira capital do nosso país”, destaca o arqueólogo do Iphan-BA, Alexandre Colpas. 

Pela localização, é provável que os canhões integrassem uma das linhas de defesa posicionada atrás do antigo Forte da Laje, hoje inexistente, e confundido por muitos com o Forte de São Marcelo. Informações prévias revelam que ao menos um dos canhões não se encontrava em sua posição original. 

https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/canhoes-sao-encontrados-em-obras-no-centro-de-salvador-ba

Fonte: IPHAN (2023)

Frente Parlamentar da mineração defende estruturação e fortalecimento da ANM

Reunião, realizada no último dia 2 de agosto na sede do Instituto Brasileiro de Mineração, em Brasília, contou com a presença de 11 parlamentares

Representantes da Frente Parlamentar de Mineração Sustentável (FPIM) foram unânimes em defender a estruturação e o fortalecimento da Agência Nacional de Mineração (ANM) em reunião realizada no último dia 2 de agosto, na sede do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em Brasília. O evento teve o objetivo de avaliar as ações legislativas da FPIM no Congresso Nacional e debater as perspectivas do setor mineral no ambiente político e legislativo.

O diretor geral da ANM, Mauro Sousa, disse que um grande desafio do setor mineral está relacionado à implementação de leis com interesses contrários, a exemplo da miríade de normas de licenciamento ambiental em cada estado, que impactam o desenvolvimento da atividade de mineração, e de conflitos entre a operacionalização de empreendimentos minerários autorizados em unidades de proteção ambiental. “Isso gera insegurança jurídica e inibe investimentos”, pontuou. Sousa reforçou que estruturação da ANM é fundamental para melhoria da regulação da mineração sustentável.

O presidente da FPIM, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), destacou que a mineração sustentável é fundamental para a transição energética, reindustrialização da economia e redução de importação de fertilizantes para o setor agrícola. “Por isso, uma ANM fortalecida é imprescindível para garantir mais emprego e renda para a população brasileira”, afirmou.

O senador Zequinha Marinho (PL-PA) criticou a forma como foi criada a ANM, sem qualquer diferenciação com o antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Contou ainda que se encontrou com os ministros Alexandre Silveira, do Ministério de Minas e Energia (MME), e Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, para tratar da estruturação da ANM. “Eles prometeram que irão resolver a questão e colocar a estruturação da agência no orçamento.”

O superintendente de Arrecadação da ANM, Daniel Pollack, esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre mudanças da distribuição da Contribuição Financeira sobre a Exploração Mineral (CFEM) trazidas pela Lei nº 14.514/2022. Ele destacou que a ANM aguarda decreto a ser publicado pelo MME para alterar resolução da agência, contemplando regras e percentuais para municípios produtores de minérios que podem receber como afetados e municípios limítrofes que também passarão a receber como afetados.

Raul Jungmann falou aos parlamentares da frente sobre as perspectivas do setor e a importância da mineração para a vida moderna. “Tudo o que consumimos é oriundo desta atividade. O minério está em todos os lugares, porém, ele não é percebido pela sociedade. Um dos nossos desafios é reverter a percepção do setor pela população brasileira e mostrar seu real valor no dia a dia das pessoas” afirmou.

Na visão do Ibram, os próprios parlamentares precisam ser mobilizados para ter visão mais ampla dos benefícios gerados pela mineração. Jungmann ressaltou, por exemplo, que para o mundo conseguir enfrentar a crise climática será fundamental avançar com a atividade mineral. “Não temos no Brasil uma política nacional para estimular a produção de minerais críticos para a transição energética, voltada a reduzir as emissões. Contamos com o apoio desta frente parlamentar para avançar com esta agenda no país”, disse.

Também participaram da reunião os deputados federais Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Luiz Fernando Faria (PSD-MG), Keniston Braga (MDB), Socorro Neri (PP-AC), Laura Carneiro (PSD-RJ), José Rocha (União-BA), Alceu Moreira (MDB-RS), Evair Vieira de Melo (Progressistas-ES) e Joaquim Passarinho (PL-PA).

https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/frente-parlamentar-da-mineracao-defende-estruturacao-e-fortalecimento-da-anm

Fonte: ANM (2023)

Participantes da 6ª Rodada de Disponibilidade de Áreas têm até 30/8 para registrar requerimentos

As regras e cronograma do registro de requerimentos de disponibilidade de oferta pública e avaliação social para PLG estão disponíveis pelo Portal SOPLE

Participantes da 6ª Rodada de Disponibilidade de Áreas, promovida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), têm até 30 de agosto para registrar os requerimentos de disponibilidade de oferta pública e avaliação social para permissão de lavra garimpeira (PLG). As regras e cronograma desse processo, que integra o Edital nº 01/2022, estão disponíveis no Portal SOPLE.

As orientações para preenchimento do requerimento, pagamento do respectivo emolumento para a PLG e outros documentos necessários para serem anexados no protocolo estão disponíveis aqui.

Dúvidas também podem ser encaminhadas para o e-mail sople@anm.gov.br ou pelo Fale Conosco do site ANM.

Fonte: ANM (2023)

https://www.gov.br/anm/pt-br/participantes-da-6a-rodada-de-disponibilidade-de-areas-tem-ate-30-8-para-registrar-requerimentos