Pesquisas Arqueológicas no Município de Barra dos Coqueiros, Estado de Sergipe

Durante o mês de dezembro, 2 (duas) novas avaliações de impacto ao patrimônio cultural foram realizadas no município de Barra dos Coqueiros. As atividades de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico nas áreas dos futuros residenciais denominados Viva Barra Mar II e Viva Barra Mar III, consistiram em caminhamentos sistemáticos e escavações de poços-teste, a fim de verificar a existência de contextos arqueológicos.

A equipe coordenada pelas arqueólogas Alquizia Dorcas e Luciana Souza realizaram as intervenções de subsuperfície no terreno através de escavações de poços-teste. Os resultados foram negativos para presença de material arqueológico nos locais dos empreendimentos. Além das investigações realizadas nas áreas de influência dos empreendimentos, foram realizadas atividades de divulgação e esclarecimento com a comunidade local e uma oficina de arte rupestre com a comunidade escola.

Durante a investigação das áreas dos empreendimentos não foi evidenciado material arqueológico.

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa Arqueológica no Município de Aquidabã, Estado de SergipePesquisa Arqueológica no Município de Aquidabã, Estado de Sergipe

    A Equipe da Geoterra Consultoria executou o Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área do futuro residencial denominado Norte Aquidabã. O Estudo preventivo foi realizado em agosto de 2024 através de caminhamentos e escavações de poços-teste, a fim de verificar a existência de contextos arqueológicos.

   A Equipe realizou intervenções de subsuperfície no terreno através de escavações de poços-teste. Os resultados foram negativos para presença de material arqueológico no local do empreendimento. Além das investigações realizadas nas áreas de influência do empreendimento, foram realizadas atividades de divulgação e esclarecimento com a comunidade sobre a pesquisa e os bens protegidos por lei.

   Durante a investigação das áreas do empreendimento não foi evidenciado material arqueológicos.

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação de Impacto Arqueológico ao Patrimônio Arqueológico em Moita Bonita/SE: Areal José Rodrigues

    A equipe de Arqueologia da Geoterra esteve entre os dias 19 de dezembro de 2023 e 04 de fevereiro de 2024 no Povoado Cancela, Município de Moita Bonita/SE, realizando os estudos arqueológicos para a implantação do Areal José Rodrigues.

     Nosso objetivo foi avaliar o potencial arqueológico e prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico do município e do Estado, que porventura fossem encontrados na área onde será instalada a futura jazida de areia. Para tanto, nossa equipe realizou caminhamentos sistemáticos e não interventivos na Área de Impacto Direto (AID) buscando identificar vestígios de antigas ocupações.

 

  Na Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento, a equipe da Geoterra realizou o caminhamento prospectivo e sistemático, assim como intervenções de subsuperfície com escavações de poços-testes a fim de cobrir todo o terreno na busca por vestígios arqueológicos.

  

     Após a realização do levantamento prospectivo na AID e na ADA do Areal José Rodrigues, a equipe Geoterra realizou as atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa e os bens arqueológicos para a população local e a comunidade escolar.

    Essas atividades de extroversão do conhecimento aconteceram no município de Moita Bonita/SE e foi uma excelente oportunidade para compartilhar saberes e interagir com a população e com a comunidade escolar, que também compartilhou com a gente suas experiências e vivências no lugar, abrindo o diálogo sobre a importância da valorização e proteção do Patrimônio Cultural para as presentes e futuras gerações.

  

Avaliação de Impacto Arqueológico ao Patrimônio Arqueológico em São Domingos/SE

   Em 19 de dezembro a equipe de Arqueologia da Geoterra esteve no Sítio Saco, Município de São Domingos/SE, realizando os estudos arqueológicos para a implantação da Jazida Saco; tendo como objetivo avaliar o potencial arqueológico da área requerida e prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico do município. 

   Na área onde será instalado o empreendimento, nossa equipe realizou caminhamentos não interventivos na Área de Impacto Direto (AID) buscando identificar vestígios das ocupações   de antigos grupos que viviam na região onde hoje se localiza o município de São Domingos.

 

 

 

 

 

  Após a realização do levantamento prospectivo na AID e na ADA da Jazida Saco, a equipe Geoterra realizou as atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa e os bens arqueológicos para a comunidade local.

    Como resultado, tivemos a oportunidade de aprender bastante com essa comunidade, detentora de um patrimônio cultural tão rico e tradicional, e que figura entre as principais produtoras de farinha do Estado de Sergipe.

    Foi uma excelente experiência, o compartilhamento de conhecimento e interação com a comunidade, que também compartilhou suas experiências e vivências no lugar, abrindo o diálogo sobre a importância da valorização e proteção do Patrimônio Cultural para as presentes e futuras gerações, o que vem bem-vindo para a comunidade.

 

 

 

 

 

 

Avaliação de Impacto Arqueológico ao Patrimônio Arqueológico em Japoatã/SE: Jazida Dernival

     A equipe de Arqueologia da Geoterra esteve entre os dias 29 e 30 de janeiro no Povoado Carro Quebrado, Município de Japoatã/SE, realizando os estudos arqueológicos para a implantação da Jazida Dernival.

     Nosso objetivo foi avaliar o potencial arqueológico e prevenir possíveis impactos ao Patrimônio Arqueológico do município e do Estado, que pudessem existir na área onde será instalada essa futura jazida de areia. 

    Para tanto, nossa equipe realizou caminhamentos não interventivos na Área de Impacto Direto (AID) buscando identificar vestígios de antigas ocupações.

     

 

 

 

 

 

    Na Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento, a equipe da Geoterra realizou o caminhamento prospectivo e sistemático, assim como intervenções de subsuperfície com escavações de poços-testes de modo a fim de cobrir todo o terreno na busca por vestígios arqueológicos.

     

 

 

 

 

 

   

     Após a realização do levantamento prospectivo na AID e na ADA da Jazida Dernival, a equipe Geoterra realizou as atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa e os bens arqueológicos para a comunidade local.

  Essas atividades de extroversão do conhecimento aconteceram no Povoado Carro Quebrado, em Japoatã/SE, e foi uma excelente oportunidade para compartilhar saberes e interagir com a comunidade, que também compartilhou com a gente suas experiências e vivências no lugar, abrindo o diálogo sobre a importância da valorização e proteção do Patrimônio Cultural para as presentes e futuras gerações.

 

 

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Região de Itaporanga D’Ajuda, Sergipe

Estudo preventivo foi realizado no dia 03 de fevereiro de 2024 pela equipe da Geoterra na área do futuro Loteamento Antônio Silveira, no município de Itaporanga D’ Ajuda.

   

     A equipe realizou intervenções de subsuperfície no terreno através de escavações de poços-teste. Os resultados foram negativos para presença de material arqueológico no local do empreendimento.

 

     Também foram realizadas atividades de divulgação e esclarecimento com a comunidade sobre a pesquisa e os bens protegidos por lei.

 

Avaliação de Impacto Arqueológico ao Patrimônio Arqueológico no Povoado Serra, em Itabaiana/SE

A equipe de Arqueologia da Geoterra esteve entre os dias 02 e 08 de dezembro no Povoado Serra, Município de Itabaiana/SE, realizando os estudos arqueológicos para a implantação da Jazida Sanival.
Com o objetivo de avaliar o potencial arqueológico e prevenir possíveis impactos na área onde será instalado o empreendimtento, nossa equipe realizou caminhamentos sistemáticos e não interventivos na Área de Impacto Direto (AID) buscando identificar vestígios de antigas ocupações.

 

 

 

 

 

 

 

 

Já na Área Diretamente Afetada (ADA) do empreendimento, nossa equipe realizou o levantamento prospectivo e sistemático, bem como intervenções de subsuperfície com escavações de poços-testes de modo que cobrisse todo o terreno.

 

Após a realização do levantamento prospectivo na AID e na ADA da futura Jazida Sanival, nossa equipe realizou as atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa e os bens arqueológicos para a comunidade local.

Essas atividades de extroversão do conhecimento aconteceram no Povoado Serra e no Povoado Barro Preto, vizinho ao empreendimento, onde dialogamos com a população nas ruas e nas escolas.

Foi uma excelente oportunidade para o compartilhamento de conhecimento e interação com a comunidade, que também compartilhou suas experiências e vivências no lugar, abrindo o diálogo sobre a importância da valorização e proteção do Patrimônio Cultural para as presentes e futuras gerações.