Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Região de Areia Branca, Sergipe

Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na Região de Areia Branca, Sergipe
Estudo preventivo foi realizado na área da futura Jazida Chico Gomes

Durante o mês de setembro de 2023, a equipe de Arqueologia realizou pesquisa de campo na área do empreendimento da futura Jazida Chico Gomes, localizado no município de Areia Branca.
A pesquisa teve o propósito de avaliar a área de estudo para prevenir e/ou mitigar possíveis impactos sobre o patrimônio arqueológico que porventura pudessem ocorrer com a implantação do empreendimento.
As atividades de campo foram executadas através de linhas de caminhamentos sistemáticos, onde os pesquisadores realizaram caminhamentos, com objetivo de observar os elementos que formam a paisagem, prestando atenção nas características do relevo, na presença ou ausência de cursos d’água, assim como, na existência de formas de captação de matérias primas como afloramentos rochosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posteriormente a equipe realizou intervenções de subsuperfície no terreno através de escavações de poços-teste (escavações através de cavadeiras articuladas, de forma manual variando quanto a profundidade de acordo com as condições do solo, com proposito de atingir até 100 cm).
Contudo, a área especifica do empreendimento, apresentou baixo potencial arqueológico, não somente pela constatação da negatividade da presença de material arqueológico, mas também pela ausência de geoindicadores no local e de alterações na AID por construções edificadas (residências).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda como parte desse projeto, foram realizadas atividades de divulgação e esclarecimento sobre a pesquisa e os bens protegidos por lei.
As ações de sensibilização aconteceram por meio de visita aos moradores da localidade, com os funcionários envolvidos com o empreendimento e em uma escola da região situada em frente ao empreendimento.

 

 

 

 

 

 

A população e instituição receberam de forma positiva os diálogos, desta forma cada pessoa que recebeu o folder informativo e os esclarecimentos sobre a pesquisa, é possível sensibilizar outras pessoas que não detém do conhecimento abordado.

 

 

 

 

 

 

Essa etapa reforça a necessidade de valorizar e trazer à luz o patrimônio arqueológico a comunidade. Assim, a pesquisa realizada, pode contribuir para a compreensão sobre o processo de ocupação humana da região e destacou a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *